Piauí e Maranhão: Polícia realiza sequestro de bens no valor de R$ 10 milhões

A ação foi direcionada a 12 suspeitos de desvio de recurso público.

A Polícia Federal (PF) cumpriu 46 mandados, em nove municípios do Piauí e do Maranhão, na manhã desta terça-feira (12). Fruto de investigações de desvio de recursos públicos destinados à saúde e educação, a “Operação Mustache” realizou 12 mandados de sequestro de bens e valores, no valor de R$ 10 milhões.

De acordo com a PF, também foram cumpridos 34 mandados de busca e apreensão. Dentre os endereços alvo da operação, estão nove órgãos públicos municipais, além de residências e empresas vencedoras das licitações.

Foto: Polícia Federal
As equipes foram responsáveis pelo cumprimento de 34 mandados de busca e apreensão e 12 mandados de sequestro de bens e valores

Uma auditoria interna da Controladoria-Geral da União (CGE) constatou os indícios de fraude e direcionamento das contratações em para as empresas que eram “vencedoras” das disputas públicas. 

Também foi identificado o superfaturamento de sobrepreço e quantidade, relacionado à emissão de notas fiscais com quantidades de produtos superiores às efetivamente entregues, ou venda de “notas fiscais frias”.

Foto: Polícia Federal
Foram 46 mandados em nove municípios, ao todo.

A ação contou com a participação de 70 policiais federais. O nome da operação, "Mustache" (bigode em inglês), faz referência ao uso pelo grupo criminoso dos endereços de Barbearia da capital Teresina/PI para o registro de "empresas de fachada".

Leia também