PF realiza 13 mandados de busca e apreensão de bens por desvio de verba pública

Os recursos seriam destinados a secretarias de Barras, São Miguel do Tapuio e Campo Maior.

Na manhã desta quinta-feira (01), a Polícia Federal (PF) realizou 13 mandados de busca e apreensão de bens de alto valor, em Teresina e outras três cidades do interior do estado. As ações integram a Operação Monopolium, que tem o objetivo de desarticular desvios de recursos públicos no Piauí.

De acordo com a Polícia Federal, os recursos desviados seriam destinado a secretarias municipais de educação de Barras, São miguel do Tapuio e Campo Maior, onde algumas das buscas foram realizadas.

Foto: PRF
As ordens de busca e apreensão foram cumpridas na capital e no interior do estado.

Os indícios de fraude foram detectados em uma fiscalização do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE). Com o resultado do estudo, ficou claro o direcionamento na contratação da empresa investigada pelas Secretarias Municipais de Educação dos citados municípios. A investigação do caso também identificou pagamentos de vantagens indevidas e corrupção de agentes públicos e políticos.

Durante as buscas, foram apreendidos aparelhos eletrônicos (celulares e computadores), documentos, quantia em dinheiro, armas, munições, automóveis, visando ao futuro ressarcimento ao erário dos prejuízos causados pelos crimes investigados.

As ordens judiciais foram expedidas pela 3ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Piauí. 45 policiais federais foram mobilizados para a ação.

Leia também