PF descobre esquema que usava idosos para vender terras da União por até 15 mil % mais caras no Piauí

Operação Tratado de Tordesilhas cumpre mandados em Cajueiro da Praia e Parnaíba.

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (25) a 3ª fase da Operação Tratado de Tordesilhas, que investiga um esquema de grilagem de terras da União em Cajueiro da Praia e Parnaíba, no Piauí. Três mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades, em ações coordenadas pelo Juízo da 1ª Vara Federal de Teresina.

De acordo com as investigações, pessoas de baixa renda, especialmente idosos, eram usadas para simular posse antiga de terrenos públicos. Com essa falsa titularidade, os imóveis eram formalmente “vendidos” e revendidos a preços superfaturados, chegando a até 15 mil % acima do valor original.

Foto: Divulgação/ Ascom
Polícia Federal (PF).

A PF também identificou indícios de falsificação de documentos para dar aparência de legalidade aos processos e permitir o desmembramento das áreas. A prática beneficiava principalmente empresas e intermediários, enquanto os idosos envolvidos recebiam pequenas compensações.

Segundo a Polícia Federal, a terceira fase da operação busca reunir provas contra novos participantes identificados no esquema. Os investigados podem responder por organização criminosa, falsidade ideológica e apropriação indevida de bens públicos.

Um detalhe curioso da investigação é que o uso de idosos permitia dar “cara de legalidade” à fraude, já que a documentação parecia indicar posse legítima e antiga dos terrenos, prática que chamou a atenção dos investigadores pela criatividade do esquema.

Leia também