PF desarticula grupo que coordenava tráfico internacional de drogas no Piauí
A droga vinha do Paraguai e da Bolívia, com destino ao Piauí e outros estados.
Na manhã desta terça-feira (05), A Polícia Federal (PF) realizou Operação Transloading, que visa desarticular um grupo criminoso estabelecido no Piauí, Maranhão e Ceará, responsável pelo tráfico internacional de drogas em vários estados da federação, em todas as regiões.
De acordo com a PF, informações decorrentes de investigações iniciadas no final de 2022 indicavam que o grupo se instalava em sítios e imóveis rurais, para armazenar os entorpecentes trazidos da Bolívia e do Paraguai.
O grupo, que tinha relações com facções locais, estava vendendo as drogas em Teresina, Imperatriz-MA e Fortaleza-CE. Os entorpecentes também eram escoados para outros oito estados e o Distrito Federal.
Os líderes da organização criminosa foram encontrados em São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná, de onde comandava a logística de transporte da droga. Foi deferido o bloqueio e sequestro de valores na ordem de R$200 milhões das contas bancárias dos investigados, além da apreensão de veículos que estavam na posse do grupo.
Também foram presos 10 caminhoneiros no Piauí, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Sergipe e Paraíba, e apreendidas cerca de 3 toneladas de entorpecentes (maconha e cocaína).
.Ao todo, 37 mandados de prisão preventiva e 52 mandados de busca e apreensão expedidos pela 3ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Piauí. Os envolvidos podem responder por tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico, tráfico internacional e comércio ilegal de armas de fogo e munições, dentre outros em apuração.