Operação "Parasitas" prende 23 pessoas em esquema milionário de fraudes no Piauí

Durante a operação, foram apreendidas joias, celulares, aparelhos eletrônicos e uma pistola.

A Polícia Civil do Piauí deflagrou nesta quarta-feira (15) a Operação "Parasitas", com um total de 23 presos, entre pessoas físicas e jurídicas, envolvidas no esquema nos estados do Piauí, Maranhão e Rio Grande do Norte. Foi desarticulado um complexo de fraudes corporativas contra empresas fornecedoras de peças e serviços automotivos.

Conforme informações da polícia, o inquérito revelou a emissão de notas fiscais frias e superfaturadas, além do desvio de peças de veículos do setor de oficina, com prejuízos estimados em quase R$ 4 milhões. Durante a operação, foram apreendidas joias, celulares, aparelhos eletrônicos e uma pistola.

Foto: Divulgação/Policia Federal
Polícia Federal.

Ainda de acordo com a polícia, as investigações adicionais sugerem que esta organização criminosa pode ter lesado outras empresas, indicando um padrão de comportamento fraudulento que se estende além do caso inicialmente identificado.

Após a ação, para impedir a dissipação de patrimônio e garantir a reparação dos danos causados pela atividade ilícita, também foram suspensas as atividades econômicas de empresas que estariam facilitando as práticas criminosas. Isso inclui o encaminhamento para prisão temporária, busca e apreensão, e afastamento de sigilo de dados para a realização dos procedimentos cabíveis.

Leia também