Operação prende 12 integrantes de organização criminosa em Teresina

A ação foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (20) em Teresina e Timon.

Atualizado às 09:56

No início da manhã desta quinta-feira (20), 12 pessoas foram presas durante a "Operação DRACO 50", deflagrada pela Polícia Civil do Piauí (PC-PI). Os indivíduos tinham envolvimento com a prática de diversos crimes, como tráfico de drogas, homicídio e organização criminosa. A ação foi realizada no bairro Vale do Gavião, localizado na zona Leste de Teresina, e na cidade de Timon, no Maranhão.

O coordenador do DRACO, delegado Charles Pessoa, explicou que os presos na operação têm ligação direta com a facção. “Conseguimos prender pessoas que participam diretamente dessas facções criminosas, que atuam no tráfico de entorpecentes, roubos e homicídios. Dois dos presos também têm envolvimento com aqueles incidentes de ônibus incendiados aqui em Teresina, além do vídeo fazendo ostentação de armas e símbolos que referenciam a facção criminosa, ocorrido na região da Madre Teresa, na zona Leste da capital”, concluiu o delegado.

Foto: Reprodução/ PC-PI
Operação Policial: Criminosos que ostentavam armas em vídeo são alvos de investigação.

Durante a ação, foram apreendidas drogas, armas, munições e aparelhos celulares roubados.

A operação resultou de uma investigação minuciosa com o objetivo de identificar os indivíduos que aparecem em um vídeo circulado nas redes sociais, ostentando armas. As imagens foram gravadas durante um baile reggae, ocorrido em maio deste ano, na zona leste da capital.

No vídeo, diversos homens exibem armas e fazem o símbolo do número "3" com as mãos, referindo-se a uma facção criminosa.

Foto: Reprodução/ PC-PI
A operação tem como objetivo cumprir 21 mandados de busca e apreensão.

Além das atividades relacionadas ao vídeo, os mandados também têm vínculo com uma operação realizada anteriormente, no dia 18 de abril, que buscava investigar os responsáveis por dois incêndios criminosos em ônibus na zona Norte de Teresina.

O delegado-geral da Polícia Civil, Luccy Keiko, afirmou que a operação tem o propósito de reduzir o número de homicídios em Teresina. “O número de mortes vinha caindo, e o incidente ocorrido há cerca de três dias foi um ponto fora da curva em relação ao que a estatística estava demonstrando. No entanto, nós nos reunimos rapidamente, traçando estratégias para debelar esses crimes”, acrescentou.

Leia também