Família diz que estudante encontrada morta na UFPI tem marcas de agressão

A jovem chegou a ser encaminhada para o Hospital do Primavera, mas estava sem vida.

A estudante de jornalismo encontrada morta na manhã deste sábado (28), dentro do Campus da Universidade Federal do Piauí foi identificada. Trata-se de Janaína Bezerra da Silva, de 22 anos. A jovem chegou a ser encaminhada para o Hospital do Primavera, mas já chegou na unidade de saúde morta.

Segundo a família da vítima, ela saiu de casa depois das 22h na companhia de uma amiga e informou que iria a uma festa. Ainda de acordo com os familiares, que preferiram não se identificar, a moça estava com marcas de agressões pelo corpo, principalmente no pescoço e estava com a roupa rasgada.

Foto: Reprodução/Instagram
Janaína Bezerra

Policiais do 9º Batalhão da Polícia Militar do Piauí detiveram um homem e levaram o suspeito para a Central de Flagrantes de Teresina. O caso segue sendo investigado pelo Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP).

O corpo da estudante foi encaminhado para Instituto de Medicina Legal (IML), para a realização do exame cadavérico que apontará a causa morte.

Entenda o caso

Uma estudante de jornalismo  foi encontrada morta na manhã deste sábado (28), dentro do Campus da Universidade Federal do Piauí (UFPI), no bairro Ininga, zona leste de Teresina. a Jovem estudava na própria UFPI, e estava no 4º período.

A informação foi confirmada por meio de nota divulgada pelo Diretório Central dos  Estudantes (DCE-UFPI). O Correio Piauiense também entrou em contato com o 9º Batalhão da Polícia Militar do Piauí que informou que tomou conhecimento do caso e está em diligências.

Segundo o DCE, a vítima foi encontrada por um vigilante que acionou uma ambulância. A jovem chegou a ser encaminhada para o Hospital Primavera, mas já deu entrada na unidade de saúde sem vida. Ela teria participado de uma calourada na noite dessa sexta-feira (27).

Veja a nota do DCE

Nota a Imprensa

O Diretório Central dos Estudantes da UFPI (DCE UFPI) vem por meio desta nota tornar público a confirmação de falecimento de uma estudante nas dependências da Universidade Federal do Piauí (UFPI) hoje (27).

A Direção da atual Comissão Gestora tomou conhecimento por informações nas redes sociais nesta manhã e logo em seguida entrou em contato com a Universidade para confirmação do ocorrido.

No entanto, ainda não há informações sobre identidade da vítima, sobre as circunstâncias do ocorrido ou quaisquer informações que elucidem a causa da morte.

As informações iniciais que temos é que hoje, pela manhã, a vitima, estudante de Jornalismo da UFPI, foi encontrada desacordada por um profissional da instituição e, logo em seguida, encaminhada para o hospital. A ocorrência foi feita dentro do Centro onde fica o DCE.

As calouradas que ocorrem no espaço em frente ao DCE  é cedida pelo Diretório para que os estudantes, centros acadêmicos (CAs) e coletivos que compõe a Universidade possam ter uma forma de  integração entre cultura e arte ao ensino, como também autofinanciamento coletivo dos Estudantes para subsidiar projetos estudantis.

O debate de segurança na UFPI, embora lamentavelmente tenha chegado a esse ponto, não é novidade para o DCE. No último ano (2022), nós, junto com os CAs, buscamos fomento de iniciativas que garantissem minimamente segurança dentro do Campus Ministro Petrônio Portela. 

No final do ano, em debate de semanas, conseguimos uma Comissão para dar início neste ano o atendimento a estudantes que sofrem com assédio na Universidade. Temos nítido, no entanto, que esse não é o máximo que a Administração Superior possa fazer para sanar a situação que ocorre hoje, sabemos que o debate de segurança na Universidade passa por um debate patrimônio e não de vida dos estudantes, e também que esse debate não acontece só na Universidade, mas no mundo que é cercado por uma super estrutura de violência.

O DCE se coloca a disposição para ajudar no que for preciso a família da vítima e também presta solidariedade aos amigos e a todo o corpo estudantil. 

Nesse momento tão triste, de luto coletivo, nós estamos comprometidos em fazer todos os debates necessários para que nossa Universidade seja segura para todo o corpo estudantil.

Notícia relacionada;

Estudante de jornalismo é encontrada morta dentro da UFPI em Teresina

Leia também