Estudante percorre mais de 200km para recuperar celulares roubados no Piauí
Restituição de 1.008 celulares em um dia é apontada como a maior do Brasil.
O auditório da Secretaria de Segurança Pública do Piauí ficou lotado de gente que já haviam perdido as esperanças de recuperar seus telefones. Nesta quarta-feira (06), a Polícia do Piauí convocou os donos de 1.008 celulares recuperados desde o começo de 2023, proporcionando uma oportunidade única para a recuperação de seus bens.
Os aparelhos eram fruto de roubo e furto e foram encontrados em quase todos os estados do país.
A estudante Andressa Micaelly teve seu celular roubado em 2022, na rua da própria casa, e já não tinha mais esperança em recuperá-lo. “Eu estava voltando do trabalho, quando eos assaltantes chegaram me abordando e colocaram a arma na minha cabeça. Tive que entregar o celular. Já não tinha muita esperança. Hoje, é uma sensação muito boa e percebemos que a Secretaria de Segurança está trabalhando muito bem’, explicou emocionada.
O pedreiro Antônio Ferreira adquiriu seu aparelho em 06 de maio de 2022 e, surpreendentemente, no dia seguinte, em menos de 24 horas, foi vítima de um assalto. "Dois rapazes chegaram e me abordaram quando estava a caminho do trabalho. Ainda estava pagando pelo aparelho e tinha dado apenas a entrada. Mesmo com o susto, não perdi a esperança, e hoje estou com ele em mãos. Agora, pretendo presentear minha filha com o celular”, explicou.
O estudante de Engenharia Agronômica, José Lucas Pires e Souza, percorreu 241 km de Luzilândia, no Norte do Piauí, até Teresina para recuperar seus dois celulares, que foram roubados em 2022. O jovem passou por dois assaltos no mesmo ano. "No primeiro assalto, levaram um celular e minha moto, em Teresina. Dois meses depois, fui assaltado novamente em Luzilândia. Registrei boletim de ocorrência para ambos, mas pensava que não iria recuperar. Estou feliz por ver as coisas funcionando", afirmou o estudante.
Os celulares foram localizados pelo serviço de inteligência da polícia, que investigou as ocorrências registradas nos últimos três anos, utilizando o IMEI, o código de registro de cada aparelho. Com base nessas informações, a polícia identificou os supostos receptadores, os quais foram intimados para prestar esclarecimentos.
O delegado da Polícia Civil do Piauí, Yan Brayner, destaca que essa devolução é considerada a maior do Brasil em um único dia.
"Esta é a maior devolução de celulares em um único dia no Brasil. Conseguimos recuperar os 1008 aparelhos por meio de blitz, onde verificamos se o celular em posse do condutor tinha restrição de roubo e furto. Além disso, convocamos aqueles que estavam com dispositivos com restrição de roubo e furto a comparecer à Secretaria de Segurança. Também realizamos operações de interdição, responsabilizando os lojistas que comercializam produtos roubados ou furtados", destacou.
Diminuição do número de roubos e furtos
O delegado Roni Silveira afirmou que as operações voltadas para a recuperação de celulares resultaram em uma redução significativa dos delitos de roubo e furto.
"A interdição de estabelecimentos e prisões de indivíduos que comercializavam aparelhos provenientes de roubo e furto contribuiu de forma expressiva para a diminuição desse comércio. Isso, por sua vez, fez com que o roubo e o furto deixassem de ser tão atrativos para os criminosos. Anteriormente, tínhamos uma média de 60 roubos ou furtos diários; hoje, esse número é contabilizado abaixo de 30", destacou o delegado.
De acordo com a Polícia Civil do Piauí, as operações serão continuadas, e é prevista uma devolução ainda mais expressiva nos próximos meses.