Bebê de 32 dias é salvo por agente da PRF após engasgar em Demerval Lobão
Os agentes realizaram a "Manobra de Heimlich" e conseguiram desengasgar o bebê a tempo.
Um bebê de apenas 32 dias de vida foi resgatado por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) após engasgar em Teresina. O incidente foi capturado pelas câmeras de segurança da Unidade Operacional 02, localizada na saída para Demerval Lobão. O caso aconteceu na manhã desta sexta-feira (12).
Nas imagens, é possível ver a avó da criança correndo em direção aos agentes da PRF com o bebê nos braços. O policial rodoviário Sávio Carvalho agiu rapidamente, realizando a "Manobra de Heimlich" para desobstruir as vias aéreas do bebê.
A manobra de Heimlich é uma técnica crucial em casos de engasgamento, utilizada para retirar o objeto obstrutivo da via respiratória. Consiste na aplicação de pressão abdominal para induzir uma tosse forçada e expulsar o objeto ou alimento que está bloqueando a respiração.
O agente Sávio Carvalho, treinado em atendimento pré-hospitalar (APH) pela PRF do Piauí, demonstrou habilidade e conhecimento ao aplicar a técnica, resultado de treinamentos especializados e atualizações de protocolos recebidos regularmente pelos agentes. Esses cursos abrangem desde procedimentos básicos até técnicas avançadas de resgate, preparando os policiais para lidar com emergências com eficiência e segurança.
Graças à rápida intervenção do policial, o bebê foi desengasgado com sucesso e encontra-se fora de perigo, aliviando o susto da família.
A manobra de Heimlich, desenvolvida pelo médico Henry Heimlich em 1974, é uma técnica que pode ser aplicada por qualquer pessoa treinada, seguindo corretamente as orientações para salvar vidas em situações críticas como essa.
Confira o vídeo.