Ação da Segurança Pública recupera 279 celulares roubados em Teresina

A operação terá desdobramentos nos próximos dias. As autoridades continuam monitorando a situação.

Nessa sexta-feira (28), uma operação da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) resultou na recuperação de 279 celulares com restrição de roubo ou furto em Teresina. O objetivo dessa ação é combater os crimes de furto e roubo de celulares, bem como a prática de receptação. 

Ao todo, 577 pessoas foram intimadas a comparecer à Secretaria de Segurança para prestar esclarecimentos no mesmo dia, sobre a possibilidade de estarem em posse de aparelhos com restrição ou de terem sido vítimas de roubo ou furto. 

Foto: Reprodução/ Ascom
Celulares roubados recuperados pela polícia.

No primeiro dia, foram realizados 280 atendimentos, e mais devem ocorrer nos próximos dias. Estima-se que mais de 20 mil pessoas que possuem telefones furtados ou roubados desde o ano de 2021 também serão intimadas em breve, segundo o superintendente de Operações Integradas, delegado Matheus Zanatta. 

O Secretário de Segurança, Chico Lucas, destaca que essa medida visa conscientizar os cidadãos sobre a importância de não adquirir produtos de procedência duvidosa. “Quem não compareceu para prestar esclarecimentos, deverá receber em breve a polícia em sua residência para procedimento de busca e apreensão. A população deve entender que qualquer prática que alimente o sistema criminoso terá consequências”, disse. 

A ação foi conduzida pela Diretoria de Inteligência Estratégica da SSP-PI, com a colaboração da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil do Piauí e o apoio da Superintendência de Operações Integradas (SOI). 

Crime de receptação

O crime de receptação culposa pode resultar em até dois anos de detenção, e em casos de receptação dolosa, o tempo de detenção pode ser dobrado.

Leia também