TJ-PI lança ferramenta eletrônica para otimizar tarefas relacionadas a processos

A nova ferramenta “Julia”, foi alimentada com 2.200.000 informações e terá canal de WhatsApp.

Na manhã desta quarta-feira (11) foi anunciada a nova ferramenta denominada Justiça Auxiliada pela Inteligência Artificial (Julia), que tem como objetivo otimizar as tarefas relacionadas aos processos do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI). A nova ferramenta, desenvolvida pelo laboratório de inovações OpalaLab, atuará para otimizar rotinas e automatizar tarefas por meio da análise de grandes volumes de dados. Inicialmente, a Julia já conta com 2.200.000 informações.

Algumas das funcionalidades específicas da ferramenta incluem: intimação automática após julgamento no Processo Judicial Eletrônico (PJe); notificação via WhatsApp aos responsáveis por processos em cada setor sobre aqueles prestes a serem arquivados; análise das petições iniciais, incluindo o valor da causa, bens do processo e análise de pensão; consulta pública de processos e informações diversas, como telefones, diário, histórico, biografia, balcão virtual e endereços, tudo isso via WhatsApp.

Foto: Luis Fernando Amaranes/ Correio Piauiense
Palácio da Justiça do estado do Piauí.

O desembargador e coordenador do OpalaLab, Wilson Araújo, ressaltou a importância da automação nos processos, que frequentemente sofrem atrasos devido ao volume de trabalho.

"Devido ao volume de trabalho, a secretaria não consegue processar essas intimações a tempo, resultando em atrasos. A JuLia vai automatizar essas intimações. Assim que o juiz profere a decisão, nós seremos capazes de realizar essas intimações em até 24 horas", comentou o desembargador.

A JuLia também contará com um serviço de WhatsApp disponível ao público. "Através do WhatsApp, qualquer pessoa que cadastrou o número de contato da JuLia poderá fazer várias perguntas sobre o poder judiciário, incluindo processos judiciais. Usando um chatbot, a pessoa pode fazer perguntas e a JuLia fornecerá as respostas", concluiu.

O presidente do TJ-PI, Hilo de Almeida Sousa, enfatizou que a otimização das tarefas visa manter a qualidade dos serviços prestados e sustentar o crescimento. "Estamos focados no crescimento sustentável e, para alcançá-lo, devemos concentrar nossos esforços no eixo de transparência, governança, tecnologia da informação e produtividade. Felizmente, essa ferramenta nos permitirá focar na produtividade e manter nossa alta performance", explicou. 

Flash - Luis Fernando Amaranes

Leia também