Teresina sofre sem coleta de lixo por falta de gasolina nos transportes
A Prefeitura afirma que não há atrasos nos repasses para a empresa CTA.
Por falta de recursos e problemas enfrentados pela Prefeitura de Teresina, a cidade amanheceu nesta quinta-feira (16) sem coleta domiciliar de lixo e com ruas sujas devido ao acúmulo de resíduos. A Empresa Terceirizada CTA, responsável pela limpeza e coleta na capital, teve que parar os seus serviços alegando falta de verbas da Prefeitura para o funcionamento normal e manutenção da limpeza da cidade.
Moradores têm reclamado do mau cheiro e esperam que soluções sejam implementadas, para que a cidade volte a ter seu funcionamento normal. Francisca Maria de Andrade, mora no bairro Frei Damião, Zona Sudeste de Teresina, e afirma que as coletas de lixo aconteceu nos dias ímpares e que muitas esquinas de sua rua estão acumuladas.
"É um total absurdo ver que a cidade está desamparada e enfrentando esses problemas. Seja quem for o responsável, eu espero que logo seja resolvida essa situação. Além disso, aqui há muitos matos na minha rua e seria interessante uma limpeza geral", reclama.
Outra moradora do Loteamento Uruguai, zona Leste, disse que até agora o lixo está na esquina de sua casa. Antônia Soares disse que espera a coleta durante o dia.
“Isso é inadmissível. Coloquei todo o meu lixo da semana na porta para o caminhão levar, e na hora não tem o carro da coleta…o que eu vou fazer com esse lixo?”, disse dona Antônia Soares.
Em nota, a Prefeitura de Teresina afirma está analisando as últimas faturas da CTA e segue buscando formas de economizar nos serviços de limpeza para melhorar o sistema de transporte público da capital.
Nossa equipe de reportagem tentou contato com a direção da empresa CTA, mas até o momento não obteve retorno. O espaço está aberto para mais informações.
Leia a nota na Íntegra
A Prefeitura de Teresina informa que, na manhã desta quinta-feira (16), tomou conhecimento de que o Consórcio Teresina Ambiental (CTA) paralisou o serviço de coleta domiciliar de lixo, alegando atraso no pagamento por parte da Prefeitura.
No entanto, a Secretaria de Finanças esclarece que não há atrasos nos repasses.
Segundo levantamento da SEMF, a CTA já recebeu mais de R$ 42 milhões, somente neste ano, sendo R$ 6 milhões pagos em março. Além disso, vale frisar que, por contrato, a paralisação das atividades somente poderia se justificar após atraso de três meses – o que não está ocorrendo.
A Prefeitura informa ainda que está analisando as últimas faturas da CTA, buscando formas de economizar nos serviços de limpeza para melhorar o sistema de transporte público da capital, visto que Teresina está pagando o mesmo valor que as prefeituras de cidades maiores, como Belho Horizonte (MG), que tem o triplo do número de moradores.