Tema da redação do Enem aborda invisibilidade de cuidado realizado pela mulher
No Piauí, aproximadamente 99.644 candidatos se inscreveram para o exame deste ano.
O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma das principais disciplinas mais aguardadas pelos estudantes que estão prestando a prova. Neste ano, o tema definido foi "Desafios para ao enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil", um assunto atual e de importante discussão nacional.
Em entrevista ao Correio Piauiense, o professor de português e redação, Lucas Vilarinho, explicou que os alunos podem ter pouca dificuldade em tratar sobre o assunto.
"Esse é um tema articulado com a realidade, mas é um assunto que surpreende pelo fato de que já foi trabalhado a questão da violência contra mulher em exame anterior. Eu penso que os alunos não terão dificuldade em suscitar uma quantidade considerável de repertório, filmes, a própria questão dos trabalhos domésticos, os tabus sociais de que homem não faz trabalho de casa, repertório misógino, inclusive de governantes, dados do IBGE de 2019, em que destaca que cerca de 85% do trabalho considerado invisível é feito por mulheres, dentre outras questões ", disse o professor.
A prova de redação do Enem exige a produção de uma dissertação, em que o candidato precisa defender um ponto de vista. Além da redação, os candidatos fazem as provas de linguagens e ciências humanas neste primeiro dia de Enem.
O professor destacou que em suas aulas tratou sobre o tema e questões do direito das mulheres. "É importante que os alunos considerem.muito do que foi colocado em sala de aula, que nós tratamos exclusivamente dos direitos individuais de cada um, em que a constituição garante. Nós chegamos a discutir todos os aspectos relacionados a direitos, ao trabalho, ao valor que é dado ao funcionário. Vimos filmes relacionados ao trabalho da mulher, da mulher negra, como "Estrelas Além do Tempo", dentre outros exemplos ", conclui o educador.