Semarh apresenta plano para acabar com o desmatamento ilegal no Piauí até 2030
A iniciativa deverá ser submetida a consulta pública no mês de março.
A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) anunciou em uma reunião a apresentação de um plano para erradicar o desmatamento ilegal no estado do Piauí. A meta estabelecida pelo órgão é atingir esse objetivo até o ano de 2030, promovendo medidas assertivas para combater a prática nociva ao meio ambiente.
De acordo com o secretário Daniel Oliveira, um dos resultados buscados pela iniciativa é a redução de da emissão de gases de efeito estufa, conforme previsto no compromisso nacional do Acordo de Paris, que busca combater o aquecimento global. "A meta de zerar o desmatamento é um grande desafio, que com todo o corpo humano e tecnológico da Semarh estamos conseguindo e continuaremos avançando”, pontuou o gestor.
O plano segue as diretrizes da lei N° 8.094, de 12 de julho de 2023, que institui a Política Estadual de Prevenção e Combate ao Desmatamento Ilegal e será submetido à Consulta Pública dentro do mês de março, além de análise em reuniões com a Comissão Intersetorial criada pela Lei e o Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema).
No ano passado, no Piauí, houve um aumento de 52,21% em áreas de desmatamento ilegal, com 19 operações na defesa da biodiversidade, fauna e flora.