Eleição para Conselhos Tutelares ocorrem neste domingo (1º); saiba como votar

Eleitores em dia com a Justiça Eleitoral podem participar da escolha.

Atualizada às 14h20

Acontece neste domingo (1º) a escolha dos novos Conselheiros Tutelares no Piauí, que deverão atuar na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes para a gestão de 2024 a 2027. Os eleitores de mais de 5,5 mil municípios do Brasil e do Distrito Federal vão às urnas para escolher os novos representantes.

Neste ano, em Teresina, 73 candidatos estão concorrendo à disputa pelas 35 vagas disponíveis para conselheiros tutelares. Com o aumento no número de candidatos, foi necessário disponibilizar mais urnas, e a Prefeitura precisou fazer modificações nos locais de votação para acomodar esse aumento.

Foto: Reprodução/ Agência Brasil
A eleição acontece hoje e são 62 locais disponíveis para votação.

Ao todo, estão sendo disponibilizados 62 locais de votação em toda a cidade, onde foram distribuídas 200 urnas, abrangendo os bairros e a zona rural da capital. Para facilitar o acesso dos eleitores, haverá ônibus gratuitos disponíveis para aqueles que desejarem votar.

Como votar?

Pode votar para conselheiro tutelar toda a população maior de 16 anos que possua título de eleitor e que esteja regular no Tribunal Regional Eleitoral (TRE)

Para saber onde poderá votar, o eleitor pode acessar o link e inserir o número do seu título de eleitor e zona eleitoral. Assim, ele terá as informações sobre onde fica a escola para votar. 

Através do mesmo link, os eleitores também terão acesso a uma lista dos candidatos e seus números para votação.

Através do link também será possível acompanhar as apurações, que estarão disponíveis a partir das 17h do domingo.

O que faz um conselheiro tutelar?

Um conselheiro tutelar é um membro do Conselho Tutelar, um órgão essencial para a garantia e defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Suas principais responsabilidades incluem:

- Atender e orientar crianças e adolescentes;

- Receber denúncias da comunidade, pais, responsáveis, escolas, profissionais de saúde e outros sobre casos de violência, abuso, exploração ou negligência contra crianças e adolescentes;

- Realizar ações de proteção podendo tomar medidas imediatas para proteger crianças e adolescentes em situações de risco, como encaminhá-los para abrigos temporários, acionar a polícia ou tomar outras ações de proteção;

- Fiscalizar entidades e serviços que atendem crianças e adolescentes, como escolas, creches, abrigos, hospitais e programas sociais, para garantir que eles cumpram as leis e regulamentos de proteção;

- Mediar conflitos familiares que afetam crianças e adolescentes, buscando soluções que estejam de acordo com o melhor interesse desses jovens;

- Promover a conscientização na comunidade sobre os direitos das crianças e adolescentes, bem como sobre a importância da prevenção de abusos e negligência;

- Participa de redes de proteção como o Ministério Público, o Judiciário, a Polícia, os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e outros.

Os novos conselheiros tutelares de Teresina serão diplomados no dia 15 de novembro e assumirão o cargo no dia 10 de janeiro de 2024.

Aguarde mais informações*

Leia também