Rafael Fonteles inaugura Unidade Integrada de Segurança Pública em Teresina
A ação conta com um investimento aproximado de R$ 350 mil.
Na manhã desta segunda-feira (28), o Governo do Piauí, através da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, inaugurou a primeira Unidade Integrada de Segurança Pública de Teresina. A sede fica localizada debaixo da ponte Juscelino Kubitscheck, na Avenida Raul Lopes, na Zona Leste de Teresina.
O comandante da Polícia Militar do Piauí, coronel Scheiwann Lopes afirmou que o local foi escolhido porque possui um fluxo muito grande de pedestres e veículos, mas estava abandonado, além de dar acesso às zonas Leste e Sudeste. “O que funciona na unidade da Polícia Militar e da Polícia Civil, teremos aqui. É uma unidade integrada, tal qual são as unidades integradas do interior do estado, por exemplo. Aqui funciona a delegacia da Polícia Civil, 24h, e o lugar da Polícia Militar, com viaturas, homens e mulheres.”, afirmou o coronel.
“As pessoas tinham medo de transitar entre os shoppings, entre a potycabana, e, realmente, a unidade integrada foi uma sacada muito interessante, por parte da Secretaria de Segurança. A polícia Civil vai compor aqui, reforçando esse policiamento com a PM, fazendo boletim de ocorrência, caso haja necessidade de perícia, o policial vai solicitar aqui, o apoio da perícia da Polícia Civil, e até mesmo vamos tentar expedir algumas certidões. Acredito sinceramente que, com a presença da polícia, nesse entorno, as ocorrências vão diminuir consideravelmente”, explicou.
O secretário da Segurança Pública, Chico Lucas afirmou que os espaços degradados da cidade, serão aproveitados para infraestrutura de segurança e prevenção social, tanto no centro quanto nas periferias.
“Nós temos, sempre, eventos aqui, de cunho esportivo, religioso, festivos, e aqui vai ser sempre um lugar onde a gente vai fazer o apoio das polícias, nas operações. Algumas unidades, a próxima vai ser a do Encontro dos Rios”, concluiu o secretário.
Funcionamento
Além da Polícia Civil, que vai registrar boletins de ocorrência, solicitação de perícia, apoio da perícia da Polícia Civil, e expedição de certidões, a Polícia Militar vai realizar o policiamento ostensivo da região e controle público. O espaço vai ser um ponto de apoio, com a presença de todas as corporações, e se necessário, até o Corpo de Bombeiros.
O governador Rafael Fonteles também esteve na inauguração e afirmou que a realização é uma estratégia do Governo, para integração da Polícia Militar com a Civil, visando um enfraquecimento da criminalidade.
“É um exemplo da nova modalidade que a gente tem, de integração policial, e a gente está colhendo os frutos. Os indicadores estão sendo reduzidos, está muito longe do ideal, mas a gente começa a reduzir sim, de forma sistemática, mês a mês, os índices de roubo e furto e os índices de homicídios, que são os dois principais indicadores que a gente monitora diariamente. Esse aumento do efetivo também foi importante, vai aumentar mais ainda ao longo dos próximos meses, com as novas turmas de formação de policiais civis e militares”, apontou.
Mais três ou quatro unidades integradas devem ser inauguradas gradativamente na capital, e outras no interior do estado.