Professor do IFPI é demitido por assédio sexual a ex-Aluna; entenda o caso
A denúncia formal foi feita à Corregedoria do IFPI em setembro de 2019.
Nesta quarta-feira (12), o Instituto Federal do Piauí (IFPI) anunciou a demissão do professor Everton Diego Soares Santos, lotado no campus de Angical, devido a denúncias de assédio sexual por parte de uma ex-aluna. O servidor já estava afastado temporariamente desde setembro de 2023, por um período de 120 dias.
A decisão de demissão foi embasada nos incisos V e XIII do art. 132, que tratam de incontinência pública e conduta escandalosa, além dos incisos IX a XVI do art. 117, relativos ao uso inadequado do cargo em benefício pessoal.
Everton, que ocupava o cargo de Professor do Ensino Básico Técnico e Tecnológico no Campus Angical, foi afastado logo após a denúncia. A instituição instaurou um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para investigar o caso e sua conduta.
A denúncia formal foi feita à Corregedoria do IFPI em setembro de 2019. A vítima do assédio seria uma ex-aluna da instituição.
Formado em História pela Universidade Federal do Piauí e com mestrado em História do Brasil, Everton Diego também foi candidato a Prefeitura Municipal de Teresina pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) nas eleições de 2016.