Produtor recebe prêmio pioneiro no Piauí pela certificação de produtos vegetais

Sítio em Sebastião Leal, é o pioneiro na conquista do selo de qualidade para óleo de buriti.

No interior de Sebastião Leal, João Batista Gonçalves Honório, empreendedor piauiense, viu seu trabalho reconhecido com a entrega do 1º selo de certificação de produtos de origem vegetal do estado. O Sítio R. Fonseca, sob sua administração, situado na Localidade Bonita, tornou-se o pioneiro nessa conquista.

A entrega ocorreu nesta terça-feira (19), pela Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária do Piauí (Sada), em conjunto com a Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adapi).

Foto: Divulgação/ Ascom
Piauí entrega 1º selo de certificação a produtos de origem vegetal.

Esse marco autoriza o Sítio a comercializar o óleo extravirgem de buriti em todo o território nacional, após atender rigorosamente às normas sanitárias e de higiene. A certificação, além de garantir a segurança alimentar para o consumidor, agrega valor e qualidade ao produto final para o produtor.

João Batista expressou sua gratidão pela certificação, destacando sua importância para a expansão do mercado e da produção do sítio. "Estamos muito felizes em receber esse certificado e ser o primeiro do Piauí. E agora, o Sítio R. Fonseca vai poder exportar seus produtos para todos os lugares do Brasil", afirmou.

Foto: Divulgação/ Ascom
Óleo extravirgem de buriti.

Ernando Moura, gerente de Inspeção Vegetal e Classificação Vegetal da Adapi, revelou que a meta é certificar aproximadamente dez estabelecimentos até o final de 2024. "Esse é o primeiro registro estadual e com certeza virão mais, pois já realizamos várias inspeções em outros estabelecimentos, que estão regularizando as documentações e o espaço de produção", explicou.

O secretário da Sada, Fábio Abreu, enalteceu o trabalho da equipe da Adapi e os benefícios da certificação para a ampliação da produção e comercialização agrícola no estado. João Rodrigues, diretor-geral da Adapi, ressaltou que a iniciativa proporciona mais emprego e renda para a região.

Os estabelecimentos interessados em obter a certificação devem formalizar o pedido junto à Adapi, atendendo aos requisitos legais e passando por inspeções prévias antes de receberem o Selo Estadual de Qualidade Vegetal.

Leia também