Prazo para motoristas realizarem exame toxicológico encerra nesta terça (30)
Condutores das categorias C, D e E devem regularizar situação para evitar multas.
Termina nesta terça-feira (30) o prazo para que os condutores de veículos das categorias C, De E, com exame toxicológico pendente, regularizem sua situação, conforme determinação do Código de Trânsito Brasileiro. O não cumprimento dessa obrigação pode resultar em multas e outros transtornos para os motoristas.
Essa medida visa identificar o consumo de drogas, prevenindo potenciais riscos na direção de veículos pesados. A não realização do exame dentro do prazo estabelecido constitui infração gravíssima, sujeita a uma multa automática de R$ 1.467,35 e sete pontos na CNH.
A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) alerta que mais de 3,4 milhões de condutores nessas categorias ainda não regularizaram sua situação em todo o Brasil. Caso os motoristas não realizem o exame até o prazo final, poderão ser multados diretamente pelos sistemas eletrônicos dos Detrans estaduais e do Distrito Federal a partir de 1º de maio.
Além disso, os condutores podem verificar a necessidade de realização do exame através do portal de serviços da secretaria, inserindo CPF, data de nascimento e data de validade da CNH.
O teste deve ser feito em laboratórios credenciados, pois não é permitida a coleta da própria amostra para análise. O procedimento, rápido e indolor, identifica o uso de substâncias psicoativas em um período de até 180 dias. O preço médio do exame é de R$ 135,00 podendo variar conforme a região do país.