Piauí lidera geração de empregos formais no Nordeste em 2025
O resultado consolida o desempenho do estado no cenário nacional.
O Piauí registrou saldo de 3.559 novas admissões com carteira assinada em maio, alcançando um estoque de 372.556 empregos formais no estado. Entre janeiro e maio de 2025, foram criados 10.905 novos postos de trabalho com carteira assinada, resultado que colocou o estado na primeira colocação do Nordeste em crescimento acumulado relativo, com variação de 3,02%, segundo dados do Novo Caged.
A média de crescimento da região Nordeste foi de 1,57% no período, enquanto o índice nacional ficou em 2,23%. Entre abril e maio, o estoque de empregos no Piauí passou de 368.997 para 372.556, um aumento de 0,96%, terceiro maior percentual mensal do Brasil. O resultado consolida o desempenho do estado no cenário nacional.
O levantamento mostra ainda o destaque do Território do Vale dos Rios Piauí e Itaueira, que registrou crescimento relativo de 8,12% no acumulado do ano. Os territórios Cocais e Chapada das Mangabeiras aparecem em seguida no ranking de crescimento proporcional de empregos formais dentro do estado.
O Piauí também está entre os seis estados com maior crescimento proporcional de empregos formais no Brasil em 2025. A evolução no mercado de trabalho é atribuída à atração de investimentos, expansão da industrialização, melhoria na infraestrutura e à estratégia de territorialização do desenvolvimento adotada pela gestão estadual.