Operação da Polícia Civil prende envolvidos em roubo de avião no Piauí

Ao todo, pelo menos cinco pessoas já foram presas pela Operação.

Na manhã desta quinta-feira (16), a Polícia Civil do Piauí pelo comando do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRACO), deflagrou a Operação Cessna que visa a prisão de pessoas envolvidas no crime  de roubo do avião do médico Jacinto Barbosa Lay, em janeiro deste ano, no Clube de Ultraleve, em Teresina. Ao todo, pelo menos cinco pessoas já foram presas suspeitas de participação no crime.

Com ações da operação no Piauí em outros três estados, cerca de 40 pessoas são investigadas por receberem dinheiro das pessoas participantes diretamente do roubo da aeronave. Informações preliminares relatam que a transferência de menor valor foi de cerca de R$ 3 mil.

Foto: Divulgação/ SSP-PI
Pelo menos cinco pessoas já foram presas durante a ação

O delegado Charles Pessoa informa como a Operação vêm sendo realizada e aponta novos passos da Polícia para a aprosao dos suspeitos.

"No Estado do Maranhão foram cumpridos 07 mandados de prisão temporária e 12 mandados de busca apreensão nas cidades de São Luís, Paço do Lumiar, Lago da Pedra, Lago do Junco, Lago dos Rodrigues e Araguanã, relacionados a investigados responsáveis pela aquisição de armamentos, gerenciamento financeiro e logístico da ação criminosa, adulteração da aeronave roubada e aquisição de combustível de aviação. Os investigados da grande São Luís possuem vínculo com o Aeroporto Coronel Alexandre Raposo", revela.

Segundo a Polícia apurou-se que a aeronave roubada teria como destino final a Bolívia. A aeronave foi recuperada no dia 22 de janeiro, após fazer um pouso forçado por falta de combustível (pane seca) em uma região de pastagem localizada a aproximadamente 80 km da zona urbana de Juara/MT. 

Foto: Reprodução/Instagram
Jacinto Barbosa Lay Chaves

Relembre o caso

No dia 14 de janeiro, criminosos fortemente armados invadiram o Clube de Ultraleves do Piauí e roubaram um avião, na zona leste de Teresina. A ação criminosa foi registrada por volta das 3h da madrugada.

De acordo a PM, após invadirem o local, os bandidos que estavam armados com metralhadoras renderam o caseiro que cuida do clube e foram até onde a aeronave estava guardada.

Na sequência, os criminosos abasteceram a áerove Cessna 206 PT-DQF que está avaliada em mais de R$ 2 milhões e fizeram a decolagem. O avião é de pequeno porte e composta além do piloto outros cinco passageiros. Todo o sistema de videomonitoramento do aeroclube também foi levado pelos assaltantes.

Leia também