Ondas de calor devem atingir o Piauí com máximas passando de 40°C
A temperatura deve aumentar significativamente a partir desta quarta-feira (20).
O Piauí enfrenta o período de maiores temperaturas no ano. A época do B-R-O Bró apresenta um aumento das temperaturas, ao passo que a umidade diminui. No entanto, o período ainda não atingiu seu ápice. De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) nesta terça-feira (19), a partir do dia 20, novas ondas de calor devem atingir o estado.
As previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontam temperaturas que podem ultrapassar os 40ºC, com umidade abaixo dos 15%, especialmente em municípios das mesorregiões sudoeste e sudeste do Piauí.
Acima dos 40°C
As temperaturas registradas no Piauí já atingiram até 41,5°C em alguns municípios do estado, e com o aumento das temperaturas, deve ficar ainda mais difícil lidar com o calor.
Em entrevista ao Correio Piauiense, a climatologista Sara Cardoso, da SEMARH, afirmou que a onda de calor não se limitará aos estados do centro-oeste, mas também afetará as condições atmosféricas no estado do Piauí. Essa condição pode acentuar os efeitos que já estão sendo sentidos no estado. “Na semana passada, quarta-feira (13), a gente tinha 76 frentes de fogo. Quando as temperaturas aumentaram, essas frentes de fogo subiram para 139, que foi o quantitativo de domingo (17). Isso influencia na questão dos incêndios florestais, fica mais propício para esses incêndios se desenvolverem”, explicou a climatologista.
As alterações podem afetar a qualidade de vida humana, causando insolação e desidratação devido à baixa quantidade de vapor de água na atmosfera respirável, o que impacta as questões respiratórias e pode agravar doenças de pele.
Até quando o período de maior calor deve durar?
As altas temperaturas, que estão sendo atribuídas ao fenômeno El Niño, caracterizado pela alteração significativa na distribuição da temperatura da superfície da água do Oceano Pacífico e por grandes variações climáticas, ainda devem atingir seu auge. De acordo com a Semarh, a onda de calor a partir do dia 20 deste mês deve durar até o dia 22. No entanto, os efeitos gerais do período B-R-O Bró devem persistir por mais de um mês à frente.
“O B-R-O Bró vai terminar mesmo, no incício de novembro. As chuvas do Sul começam, geralmente, em novembro. Elas vão ser impactadas pelo El Niño, então o quantitativo deve ser menor que o ano passado, e a previsão é que ainda teremos episódios com temperaturas de 40°C, umidade abaixo de 12%”, concluiu Sara Cardoso.
Enquanto o começo de novembro não chega, é fundamental cuidar da saúde, evitando exposições prolongadas ao sol, utilizando protetor solar e mantendo uma hidratação adequada.