Motoristas e cobradores de ônibus iniciam greve em Teresina
A Strans informou que já cadastrou cerca de 100 veículos para circulação na cidade.
Com greve já anunciada, desde a semana passada, os motoristas e cobradores de ônibus de Teresina iniciarem a greve geral do transporte público nesta segunda-feira (13). Os trabalhadores reivindicam melhorias nas condições de trabalho, concessão de benefícios como ticket de alimentação e plano de saúde e denunciam defasagem salarial.
Diante do cenário de crise do setor, a Superintendência Municipal de Transportes e Transito (Strans) informou que cadastrou cerca de 100 veículos para atender a demanda de passageiros na cidade.
"Além dos veículos cadastrados para reforço, o sistema dispõe de 20 vans que operam no transporte alternativo e vão continuar atendendo a população neste período de greve dos trabalhadores do transporte público", diz trecho da nota.
Durante a greve, os consórcios que operam o sistema do transporte público precisam disponibilizar a porcentagem mínima de 30% dos veículos da ordem de serviço determinada pela Strans.
O SINTETRO, sindicato que representa os trabalhadores, informou que não houve assinatura da convenção coletiva por parte das empresas, que apresentaram em reunião do TRT, proposta de reajuste salarial de 6% e 33% no auxílio saúde e 20% no de alimentação.
Já o SETUT informou que os trabalhadores não aceitaram a proposta e que lamenta a paralisação.
Em nota, a Strans informou que está tomando as providências cabíveis para que as soluções sejam implementadas.
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) informa que diante do indicativo de greve dos motoristas e cobradores anunciada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresa de Transportes Rodoviários (Sintetro), prevista para início nesta segunda-feira (13), e assim que recebeu o ofício por parte do sindicato dos trabalhadores, deu início a convocação e ao cadastro de veículos para circularem durante o período de greve no transporte público na Capital.
A Strans informa que já consta no sistema da Gerência de Licença e Concessão, setor responsável pelo cadastro e vistoria dos veículos, para operar durante a greve dos trabalhadores do transporte público, um total de 100 veículos cadastrados (de um total de 254 veículos do banco de dados do órgão) entre ônibus, micro-ônibus e vans que já foram vistoriados e com prévia autorização do órgão para operar nas diversas linhas de ônibus determinadas a cada veículo cadastrado pela Strans, e assim atender aos usuários do transporte público na Capital, a partir desta segunda-feira (13).
Além dos veículos cadastrados para reforço, o sistema dispõe de 20 vans que operam no transporte alternativo e vão continuar atendendo a população neste período de greve dos trabalhadores do transporte público. Importante destacar que durante a greve dos trabalhadores do transporte público, os consórcios que operam o sistema do transporte público precisam disponibilizar a porcentagem mínima de 30% dos veículos da ordem de serviço determinada pela Strans, seguindo o que determina a legislação em caso de greve.
Por fim, destacamos que em caso de dúvidas sobre a documentação para realizar o cadastro dos veículos, o interessado pode entrar em contato com o setor responsável através do WhatsApp (86) 3122-7609.