Morre o compositor e professor Clodo Ferreira aos 72 anos
Clodo estava internado com câncer e faleceu na manhã desta terça-feira (16/7), no Hospital.
Nesta terça-feira (16), aos 72 anos, morreu o compositor, instrumentista, poeta e professor da Universidade de Brasília (UnB) Clodo Ferreira. Ele faleceu no Hospital de Brasília, onde estava internado para tratamento de seis tipos de câncer.
Natural de Teresina, Clodo Ferreira mudou-se para Brasília ainda garoto e iniciou sua carreira musical na capital federal. Aos 15 anos, integrou as bandas ''Os Geniais e Os Quadradões'', famosas por animarem os bailes da nascente Brasília. Era conhecido por tocar contrabaixo e guitarra e por suas parcerias com Fagner, destacando-se canções como "Ave coração" e "Corda de aço". Além disso, "Revelação", composta em parceria com seus irmãos Clésio e Climério, foi outro grande sucesso gravado por Fagner.
Ao longo de sua carreira, Clodo trabalhou com diversos artistas e compositores, incluindo Petrúcio Maia, com quem compôs "Cebola cortada", e Rodger Rogério, com quem criou "Ponta de lápis". Seu primeiro disco, "São Piauí", gravado em 1977 com a produção do compositor cearense Ednardo, contou com a participação de nomes como Robertinho do Recife, Roberto Sion, Heraldo do Monte e Amelinha. Seu segundo disco, "Chapada do Corisco", foi lançado em 1979, seguido por "Ferreira", em 1981, idealizado por Fagner e gravado no estúdio de Dominguinhos.
Em 2002, Clodo lançou "Gravura" e, no mesmo ano, "Clodo Ferreira interpreta Sinhô". Seu mais recente trabalho, "Calendário", lançado em março deste ano, apresenta 14 faixas compostas para trio de sopros e gravadas pelo grupo Nós na Madeira. Suas composições foram interpretadas por diversos artistas, incluindo Nara Leão, Milton Nascimento, MPB-4, Ângela Maria, Ney Matogrosso, Zizi Possi e Dominguinhos.
Além de sua prolífica carreira musical, Clodo Ferreira era professor na Faculdade de Comunicação (FAC) da UnB, onde ministrava disciplinas como Comunicação e Música e Criatividade, deixando um legado tanto na música quanto na educação.