Moradores ficam ilhados após chuvas que ultrapassaram os 100 ml em Teresina

Além dos moradores, as chuvas também dificultaram o trabalho dos entregadores de aplicativo.

Uma forte chuva teve início por volta das 19h do domingo (19), deixando vários moradores ilhados em vários bairros de Teresina. Além dos moradores, diversos vídeos compartilhados mostram a dificuldade dos entregadores de aplicativo em trabalhar na chuva.

Vias de bairros como Porto Alegre, na zona Sul e Satélite, zona Leste, ficaram intrafegáveis por causa da correnteza das inundações. 

Foto: Reprodução/ Internet
Moradores ficam ilhados após chuvas que ultrapassaram os 100 ml em Teresina.

Na Avenida Mirtes Melão, em Gurupi, fortes ventos resultaram na queda de uma árvore, bloqueando a via e causando transtornos para os motoristas. A interrupção do tráfego obrigou os condutores a deslocarem-se para a faixa oposta da avenida, resultando em congestionamento na região.

Foto: Narcílio Costa/ Correio Piauiense
Avenida Mirtes Melão, no bairro Gurupi.

Algumas áreas de Teresina registraram 132 ml, seguidas de São João do Piauí e outras áreas de Teresina, que ficaram entre 80% e 90%.

Em entrevista ao Correio Piauiense, a climatologista da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh), Sara Cardoso, informou que o alerta das fortes chuvas foi emitido na última sexta-feira (16). “Dentro dos nossos sistemas internos de monitoramento, Teresina está em alerta vermelho, tal como São João do Piauí. Isso porque as chuvas ultrapassam os 70%”, explicou.

VEJA O VÍDEO: 

Açudes e Rios

A climatologista também alertou para os reservatórios que já estão com 100% da capacidade, e outros apresentam cota de 90%, em diferentes partes do Piauí.

“Nós temos alguns reservatórios que já estão sangrando, ou seja, a lâmina de água já extrapolou a barreira. São eles: emparedado (Campo Maior), Mesa de Pedra (Valença do Piauí) e Pedra Redonda (Conceição do Canindé). Salinas também já está com mais de 90% da sua capacidade. Alguns rios já estão com cota de alerta, no Rio Canindé, temos dois trechos, em Oeiras e Francisco Aires, no rio Piauí, temos um trecho que fica em São João do Piauí, no Rio Poti nós temos um trecho que fica em Castelo do Piauí e no Rio Longá, nós temos um trecho que fica em São José do Divino”, afirmou.

Cuidados

Sara afirma que chuvas acima de 10 ml já ativam pontos de alagamento dentro de áreas urbanas. Nesses casos, é importante evitar a exposição fora de casa, por conta das alterações ventosas e da ocorrência de raios, bem como o cuidado com o manuseio de aparelhos eletrônicos conectados a tomadas, dentro das residências.

“Evite se abrigar ou estacionar próximo a árvores, postes, outdoors e estações de TV. Primeiro por conta da questão ventosa, e também por conta da ocorrência de raios. Se você estiver em casa, evite tomar banho, não utilize aparelhos eletrônicos conectados à energia, por que se cair um raio perto da sua casa, você pode sofrer essa descarga elétrica”, concluiu.

Em casos mais expressivos, é necessário solicitar a presença do Corpo de Bombeiros, por meio do número 193.

Leia também