Ministério da Justiça adota estratégia do Piauí, na recuperação de celulares

A estratégia será incorporada pelo programa Celular Seguro, do governo federal.

O protocolo usado pelas forças de segurança do Piauí, na recuperação de celulares roubados e furtados vai ser incorporado pelo Ministério da Justiça, em política nacional.

O governador Rafael Fonteles esteve na em Brasília, juntamente com o secretário estadual de Segurança Chico Lucas, para uma reunião com o secretário-executivo Manoel Carlos, onde foram apresentadas as estratégias.

Foto: Luis Fernando Amaranes/ Correio Piauiense
Celulares apreendidos.

Os meios pelos quais os celulares foram apreendidos são, principalmente, a realização de blitzen, operação Interditados e as intimações, que dão a oportunidade para as pessoas que estão com celulares com restrição de roubo ou furto, entregarem os aparelhos voluntariamente.

A estratégia será incorporada pelo programa Celular Seguro, do governo federal, que inutiliza os celulares tomados de seus donos.

Números no Piauí

No primeiro mutirão da Superintendência de Operações Integradas, a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), mais de 1000 celulares recuperados foram restituídos aos proprietários. No ano de 2023 5.895 intimações foram realizadas, resultando em 3.500 de celulares recuperados.

Leia também