Israel: duas piauienses retornam ao Brasil em primeiro vôo de repatriação

O primeiro avião chegou ao aeroporto de Brasília, na madrugada desta quarta-feira (11).

Duas piauienses estavam entre os brasileiros que foram repatriados após o início dos ataques do grupo palestino Hamas contra Israel. O retorno ocorreu através de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que chegou ao aeroporto de Brasília por volta das 4h10 desta quarta-feira (11).

Lindalva Evangelista Mendes e sua filha, Marina Evangelista Mendes, eram duas das 211 brasileiras que retornaram de Tel Aviv. As turistas haviam partido de Brasília com o propósito de realizar uma peregrinação à Terra Santa em Jerusalém.

Foto: Divulgação/FAB e Gov BR
Primeiro voo de repatriação de brasileiros decola de Israel, com 211 passageiros.

De acordo com o Itamaraty, pelo menos 2,7 mil brasileiros desejam deixar a região onde o conflito acontece e retornar ao Brasil. Num primeiro momento, serão priorizados os cidadãos que residem no Piauí e que visitavam a região sem passagem de volta.

A primeira fase da Operação Voltando em Paz já foi iniciada e conta com cinco voos, incluindo o primeiro que trouxe 211 brasileiros.

Foto: Reprodução/ Agência Brasil
O governo reservou seis aeronaves para a repatriação.

Entenda o caso

No último sábado, dia 7, o grupo terrorista Hamas iniciou uma ofensiva, lançando foguetes em direção a Israel. A invasão começou na Faixa de Gaza, onde o grupo palestino penetrou em comunidades rurais e até uma festa de música eletrônica, onde fizeram reféns civis e deixaram cerca de 260 mortos.

A resposta do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, foi a declaração de guerra no mesmo dia. Desde então, o conflito tem causado, de acordo com relatos preliminares, cerca de 1.200 mortes nos primeiros cinco dias do confronto.

Foto: REUTERS/Ronen Zvulun
Israel intensifica bombardeios em Gaza e prepara ofensiva terrestre.

Contatos

A Embaixada do Brasil em Tel Aviv está disponibilizando em seu site um formulário de inscrição para aqueles interessados nos possíveis voos de repatriação, e fornecerá instruções para o deslocamento até o aeroporto de Ben-Gurion à medida que os voos forem confirmados.

O governo brasileiro estabeleceu uma estrutura no Itamaraty para monitorar a situação dos brasileiros na região. Os plantões consulares da Embaixada em Tel Aviv (+972 (54) 803 5858) e do Escritório de Representação em Ramala (+972 (59) 205 5510), com serviço de Whatsapp, estão operando continuamente para atender os nacionais em situações de emergência.

Além disso, o plantão consular geral do Itamaraty pode ser contatado por meio do telefone +55 (61) 98260-0610.

Leia também