Governo do Piauí disponibiliza mais de 50 serviços digitais no GOV.PI Cidadão

Público terá acesso a serviços importantes de forma mais ágil, digital e simplificada.

O Governo do Piauí lançou 50 serviços direcionados aos cidadãos, por meio do portal GOV.PI. O foco é digitalizar todos os serviços, para diminuir as filas do atendimento presencial.

Em uma coletiva, o diretor da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi), Ellen Gera, afirmou que a meta do Governo é dobrar o número atual de serviços prestados no GOV.PI.

Foto: Ascom
Lançamento do Gov.pi Cidadão

“Nós não vamos eliminar o atendimento presencial, sabemos que tem muitas pessoas, que não tem acesso à tecnologia, ou tem dificuldade de entender como se opera um sistema desses, e elas vão continuar indo ao hospital de forma presencial. Mas não tem problema, o quanto que a gente conseguir tirar da fila, já melhora o atendimento presencial também”, explicou o gestor.


Do GOV.PI Empresas ao GOV.PI Cidadão


Em junho deste ano, o governo lançou a plataforma GOV.PI Empresas, com mais de 240 serviços digitais destinados aos empreendedores piauienses. Agora, o governo lançou o GOV.PI Cidadão, que oferece serviços alinhados à tecnologia que auxilia no desenvolvimento de todas as áreas, como a saúde, empreendedorismo, educação, segurança, políticas públicas, atração de novos investimentos, dentre outras.

Foto: Ascom
Lançamento do Gov.pi Cidadão

O governador Rafael Fonteles aponta que essa plataforma evita o deslocamento das pessoas. "É um portal que coloca o cidadão no centro e a tecnologia é a grande aliada para que o serviço público seja ágil, eficiente e seguro", diz o chefe do executivo estadual, enfatizando que a meta é chegar a 100 serviços na plataforma e, até o final da gestão, atingir a totalidade dos serviços", disse.

A preocupação principal do Governo, atualmente, é reduzir ao máximo as filas presenciais. “Chegou a vez dos cidadãos, eu e você que dia a dia, precisa acessar o serviço público e, normalmente, precisa se dirigir presencialmente a um escritório do Governo, muitas vezes levando cópia de RG, cópia de CPF, comprovante de residência, e outros documentos para poder acessar o protocolo, para poder ficar esperando o retorno do governo”. concluiu o diretor da Etipi, Ellen Gera. 

Foto: Narcílio Costa/Correio Piauiense
Lançamento do Gov.pi Cidadão

Leia também