Empresas no Piauí usavam máquinas de cartão irregulares para sonegar impostos, diz Sefaz
Operação Receita Transparente identificou 1.000 negócios com irregularidades.
A Secretaria da Fazenda do Piauí (Sefaz) identificou cerca de 1.000 empresas usando máquinas de cartão de crédito e débito em nome de terceiros para ocultar faturamento e sonegar impostos. A fraude foi descoberta durante a 2ª fase da Operação Receita Transparente, iniciada nesta quarta-feira (26).
As irregularidades foram encontradas em bares, restaurantes, mercados e lojas de vestuário em oito municípios do norte do estado, incluindo José de Freitas, Altos, Campo Maior, Barras, Esperantina, Piripiri, Piracuruca e Pedro II. O prejuízo estimado é de R$ 300 milhões, sendo R$ 40 milhões em ICMS.
A prática já havia sido detectada na primeira fase da operação, realizada em 2024, que focou Teresina e Parnaíba e resultou na apreensão de 55 máquinas. Segundo a Sefaz, as maquinetas estavam registradas em nome de pessoas físicas ou jurídicas diferentes das empresas que as utilizavam.
A operação continua, e a Receita Estadual informou que segue monitorando estabelecimentos suspeitos para evitar novas fraudes.