Apagão Nacional: interrupção no fornecimento de energia afeta diversas regiões

A energia acabou por volta das 08h30 da manhã atingindo o Piauí e estados de todas as regiões.

Na manhã desta terça-feira (15), uma interrupção no fornecimento de energia elétrica resultou em um apagão que afetou diversos estados do Norte e Nordeste. Por volta das 08h30, moradores da Teresina relataram a falta de energia.

O apagão trouxe uma série de transtornos imediatos para os moradores de Teresina. Com a interrupção, muitas pessoas ficaram sem acesso à internet em seus celulares, dificultando a comunicação e o acesso a informações vitais.

Foto: Reprodução/ Ascom
Vista de Teresina.

Nas ruas, os semáforos desligados tornaram o trânsito caótico. Situações preocupantes também surgiram, com relatos de pessoas que ficaram presas em elevadores de prédios e estabelecimentos comerciais.

Foto: Reprodução/ Internauta
Avenida Nações Unidas, região Sul de Teresina.

Entre os órgãos públicos afetados, a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), Tribunal de Justiça do Piaui (Alepi), Universidade Federal do Piauí (UFPI), enfrentam uma temporária falta de energia.

O impacto do apagão foi ainda mais amplo, alcançando outros estados como Bahia, Paraíba, Acre, Rio Grande do Norte, Alagoas, Pernambuco e Amapá. Além do nordeste, a queda de energia foi sentida nos estados do Tocantins, Paraná, Minas Gerais e Santa Catarina.

Foto: Reprodução/ Agência Brasil
Apagão deixa todos os estados do Norte e Nordeste sem energia.

Em nota de esclarecimento, o Grupo Equatorial afirmou que houve atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga, que consiste em um mecanismo de proteção da rede para tentar restringir a perda de carga no sistema.

"Em todos os estados em que há concessão do Grupo (Alagoas, Amapá, Maranhão, Goiás, Pará, Piauí e Rio Grande do Sul, a normalização já foi iniciada. O Grupo segue acompanhando junto ao Operador Nacional do Sistema as providências para o restabelecimento integral das cargas e com equipes técnicas de prontidão em todas as suas bases nos estados", concluiram.

O Ministério de Minas e Energia (MME) informou que a ocorrência interrompeu 16 mil MW de carga do Norte e Nordeste do Brasil. Todas as regiões iniciaram a retomada de carga e 6 mil MW já foram recompostos.

Leia também