Alfabetiza Piauí: mais de 10 mil alunos iniciam aulas nesta segunda-feira (15)

Mais de 10 mil alunos começam período letivo para combater o analfabetismo no estado.

Na próxima segunda-feira (15), mais de 10 mil alunos iniciam suas aulas no programa Alfabetiza Piauí, distribuídos em 510 turmas presenciais pelo estado. Com uma carga horária de 300 horas ao longo de até seis meses, o programa tem como meta reintegrar à sala de aula cerca de 100 mil piauienses com 15 anos ou mais que não foram alfabetizados anteriormente. A iniciativa adota uma abordagem interdisciplinar, focando inicialmente em Língua Portuguesa e noções básicas de Matemática.

O programa representa uma oportunidade crucial para pessoas como Erisvaldo, um ambulante de 54 anos, que compartilha o desejo de superar a "cegueira das letras". "Eu vendo dindim. Vejo um papel escrito na minha frente e eu não sei de nada. É o mesmo que ser cego. Quero aprender a ler e escrever porque isso vai me ajudar em muitas coisas. Tentei estudar outras vezes, há muito tempo, mas não aprendi a ler. Agora vai dar certo, em nome de Jesus", afirmou Erisvaldo.

Foto: Reprodução/ Ascom
Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Dados do IBGE destacam que o Piauí liderou a redução dos índices de analfabetismo entre jovens e adultos em todo o país. Segundo o secretário Washington Bandeira, a meta é continuar avançando na redução desses índices e abrir novas oportunidades para os recém-alfabetizados.

Além das aulas, o programa oferece uma bolsa de incentivo de R$ 600,00, dividida em três parcelas, para alunos assíduos. O valor é concedido após a confirmação da matrícula, após três meses de frequência mínima de 75% e participação nos testes, e após a certificação do estudante alfabetizado e sua matrícula na próxima etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Leia também