Presidente Lula faz homenagem ao Piauí durante posse em Brasília

O gestor mostrou uma caneta que ganhou em 1989, de um amigo no Piauí.

O presidente Lula (PT) e o vice Geraldo Alckmin (PSB) foram empossados neste domingo (01), no Congresso Nacional em Brasília (DF). A solenidade teve início com a chegada do atual chefe do executivo nacional e após isso recebidos pelos presidentes da Câmara dos Deputados Arthur Lira (PP-AL) e do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG). 

Durante a assinatura de posse, o presidente Lula quebrou os protocolos da cerimônia ao mostrar uma caneta que ganhou em 1989, de presente de um amigo do Piauí. Em seu pronunciamento, Lula compartilhou a história e homenageou o Estado que lhe deu maior votação nas eleições 2022.

Foto: Reprodução
Lula

“Eu estou vendo aqui o ex-governador Wellington Dias e queria contar uma história. Em 1989, eu estava fazendo um comício no Piauí. Foi um grande comício, depois fomos caminhar até a igreja de São Bendito. Ao terminar o comício, um cidadão me deu essa caneta e disse que era para eu assinar a posse, se ganhasse a eleição daquele ano. Eu não ganhei as eleições naquele período, e nem nos outros 8 anos. Em 2002, eu ganhei as eleições e, quando cheguei aqui havia esquecido a caneta e usei a do senador Ramez Tebet.”

Foto: Agência Brasil
Lula subindo a rampa do Congresso Nacional em Brasília

A cerimônia seguiu na área externa do congresso onde o presidente discursou na Praça dos Três Poderes, cumprimentando autoridades e retornando as dependências do Salão Nobre para a posse aos 37 novos senadores.

Ainda em seu discurso, Luiz Inácio defendeu o congresso e a vitória dele nas urnas como a vitória da democracia: “Apesar de tudo a decisão das urnas prevaleceu, graças a um sistema eleitoral internacionalmente reconhecido por sua eficácia na captação e apuração dos votos. Foi fundamental a atitude corajosa do Poder Judiciário, especialmente do Tribunal Superior Eleitoral”.

Leia também