Abono Salarial 2024: consulte se você tem direito ao benefício
O trabalhador pode conferir se tem direito ao benefício através da Carteira de Trabalho Digital.
Nessa segunda-feira (05), o Governo Federal abriu a consulta do Abono Salarial 2024. O trabalhador pode conferir se tem direito ao benefício através da Carteira de Trabalho Digital. Aplicativo gratuito criado e operado pelo Ministério do Trabalho e Emprego no qual o trabalhador consegue acessar todas as informações constantes no documento físico da Carteira de Trabalho.
Os dados incluídos na Carteira de Trabalho Digital são prestados pelo empregador na plataforma eSocial, do Governo Federal. Através dele, é possível consultar todos os benefícios trabalhistas a que o profissional tem direito e conferir informações de contratos de trabalho encerrados e em vigência.
Neste ano, o calendário de pagamento foi unificado: tanto os trabalhadores da iniciativa privada como os servidores públicos vão receber o abono a partir de 15 de fevereiro, de acordo com o mês de nascimento de cada beneficiário.
Quem tem direito ao abono salarial?
- Os trabalhadores devem atender aos seguintes critérios para ter direito ao benefício,
- estar cadastrado no programa PIS/Pasep ou no CNIS (data do primeiro emprego) há pelo menos cinco anos;
- ter trabalhado para empregadores que contribuem para o Programa de Integração Social (PIS) ou para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep);
- ter recebido até 2 salários-mínimos médios de remuneração mensal no período trabalhado;
- ter exercido atividade remunerada durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base da apuração (2022);
- ter os dados informados pelo empregador (pessoa jurídica ou governo) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou no eSocial do ano-base considerado para apuração (2022).
Como consultar o abono salarial
Basta clicar na aba Abono Salarial 2024 e selecionar o ano-base. Este ano serão pagos os abonos referentes ao ano-base de 2022. Na aba do Abono Salarial, o trabalhador pode consultar se está ou não habilitado a receber o benefício, a previsão do pagamento e o valor que deve receber.