Câmara aprova criação de empresa pública para retomada do transporte em Timon
Prefeito se reúne com ANTT e prevê retorno dos ônibus em até 30 dias.
A Câmara Municipal de Timon (MA)aprovou, nesta quarta-feira (12), a criação da Empresa Pública Transporte Timonense (EPTT). A medida faz parte do plano da prefeitura para resolver a crise do transporte coletivo, que deixou a cidade sem ônibus desde outubro de 2023.
No dia anterior, o prefeito Rafael Brito (PSB) esteve em Brasília para discutir o assunto com representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Segundo ele, o órgão autorizou a circulação de 43 ônibus e deu aval para a prefeitura seguir com o projeto de retomada do serviço.
“A ANTT deu sinal verde para que a gente coloque os ônibus de volta nas ruas, de forma eficiente e constante. Nosso estudo prevê 11 rotas e a gestão municipal do sistema”, disse o prefeito.
O presidente da Câmara, vereador Uilma Resende, afirmou que a aprovação do projeto acelera o processo. “Agora, o prefeito tem carta branca para resolver o problema. Esperamos que, no prazo de 20 a 30 dias, os ônibus já estejam rodando para atender a população”, declarou.
A nova empresa pública será responsável por organizar e administrar o transporte em Timon. Segundo a procuradora-geral do município, Amanda Waquim, o objetivo é garantir um serviço eficiente e acessível. “Esse é um passo essencial para devolver o transporte à cidade e oferecer uma solução definitiva para o problema”, afirmou.
Ainda não há uma data exata para o início das operações.