Papa Francisco tem piora em seu estado de saúde e fica fora da cerimônia de quarta-feira de cinzas
Sua internação é decorrente de uma infecção respiratória grave.
O Papa Francisco, sofreu uma piora em seu estado de saúde nesta sexta-feira (28), quando uma crise de broncoespasmo que exigiu ventilação mecânica não invasiva. Internado desde 14 de fevereiro no hospital Gemelli, em Roma, o pontífice continua sob cuidados médicos intensivos enquanto as autoridades vaticanas acompanham de perto a evolução de sua condição.
De acordo com informações do Vaticano, o pontífice precisou de suporte respiratório após a crise, mas permaneceu alerta e bem orientado. Sua internação é decorrente de uma infecção respiratória grave, que envolve múltiplos micro-organismos e tem sido considerada complexa.
Embora nos últimos dias houvesse sinais de melhora, o episódio recente reacendeu as preocupações sobre a fragilidade do estado de saúde do papa, que possui histórico de problemas pulmonares, incluindo uma pleurisia na juventude, que resultou na remoção de parte de um de seus pulmões.
Com a crise, o Vaticano anunciou que o Papa Francisco não participará da tradicional cerimônia de Quarta-feira de Cinzas, prevista para 5 de março. A celebração será conduzida por outro membro da Igreja, e o papa permanecerá sob monitoramento contínuo.
A previsão de alta ainda não foi definida, e a situação continua sendo acompanhada com cautela.