Saúde indígena: inscrições abertas para 671 vagas em unidades de atendimento pelo país

Processo seletivo é gratuito e oferece oportunidades para níveis técnico, médio e superior.

Profissionais interessados em atuar na saúde indígena podem se inscrever até as 17h desta sexta-feira (28) para concorrer a 671 vagas em 10 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs). As oportunidades são para níveis técnico, médio e superior, com prioridade para candidatos indígenas.

Os selecionados vão trabalhar em unidades responsáveis pelo atendimento à saúde dos povos indígenas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além das vagas para contratação imediata, haverá formação de cadastro reserva.

Foto: Reprodução/ Agência Brasil
Indígenas terão prioridade no preenchimento das 671 colocações.

As inscrições devem ser feitas no site da Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS), responsável pelo processo seletivo. Quem não tem acesso à internet pode se inscrever presencialmente em computadores disponíveis nas sedes dos distritos e na sede da agência, em Brasília.

Os profissionais contratados vão atuar em unidades nos estados do Amazonas, Mato Grosso, Pará, Roraima, Espírito Santo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. No DSEI Yanomami, por exemplo, há vagas para médicos, enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeutas, farmacêuticos, nutricionistas e técnicos de enfermagem.

A seleção será feita por análise curricular entre os dias 10 e 14 de março. O resultado preliminar está previsto para 17 de março, e a admissão dos aprovados deve ocorrer em 31 de março.

Criada em 2023, a AgSUS oferece suporte operacional na execução de políticas do Ministério da Saúde, com foco na atenção primária e no atendimento a comunidades indígenas.

Leia também