CVV de Teresina abre processo seletivo para novos voluntários
O curso gratuito de capacitação para voluntários do CVV ocorre em agosto.
O Centro de Valorização da Vida (CVV) é uma entidade filantrópica dedicada ao apoio emocional de pessoas que enfrentam momentos difíceis, como questões emocionais, depressão e até mesmo pensamentos suicidas. Para fortalecer sua equipe de voluntários, o CVV está oferecendo um curso de capacitação, que terá início, agora, no mês de agosto.
O curso é totalmente gratuito e será ministrado de forma virtual, por meio da plataforma Google Meet. Não é exigida uma graduação mínima, apenas a vontade de ajudar o próximo dedicando um tempo para conversas de apoio emocional.
"É fundamental destacar os requisitos para participação nesse trabalho. Um deles é ter idade mínima de 18 anos. Além disso, é necessário ter disponibilidade de pelo menos três horas semanais, correspondentes a um plantão de atendimento, e comprometer-se a realizar a capacitação, que consiste em assistir a uma aula por semana ao longo de aproximadamente três meses. Esses são requisitos básicos para garantir a eficiência dos participantes e para que possam desempenhar o trabalho no CVV com excelência”, explicou Eyder Mendes, coordenador de Divulgação do CVV em Teresina ao Correio Piauiense.
As aulas ocorrerão uma vez por semana, em um dos três dias disponíveis para treinamento.
Os candidatos podem escolher entre as seguintes opções de horário: terças-feiras, das 19h às 22h; sábados, das 14h às 17h; ou domingos, das 8h às 12h. O curso terá início em diferentes datas, dependendo do dia escolhido: 1º de agosto para as terças-feiras, 05 de agosto para os sábados e 06 de agosto para os domingos.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas preenchendo um formulário eletrônico disponível no site. Para solicitar o link do formulário, é necessário entrar em contato com o Posto CVV de Teresina por e-mail, através do endereço teresina@cvv.org.br.
"Vamos capacitar e informar os voluntários sobre como devem escutar e conversar com as pessoas, bem como orientá-los sobre o que podem e devem dizer. Forneceremos diretrizes de atendimento baseadas na abordagem psicológica de Carl Rogers. É importante ressaltar que o aconselhamento não é permitido durante o atendimento, pois acreditamos que cada indivíduo deve encontrar suas próprias soluções, sendo uma questão muito pessoal”, ressaltou Eyder Mendes.