Projeto do Piauí que leva Inteligência Artificial às escolas é finalista de prêmio internacional da Unesco

O estado nordestino foi o primeiro das Américas a incluir oficialmente a disciplina de IA.

O Piauí vem se destacando no cenário internacional da educação. O projeto “Piauí Inteligência Artificial”, que introduziu a disciplina de Inteligência Artificial na rede pública estadual, está entre os quatro finalistas do Prêmio Unesco para o Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação.

A iniciativa, idealizada pelo Governo do Estado, foi desenvolvida em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Secretaria Estadual de Educação (Seduc-PI). O reconhecimento coloca o Piauí ao lado de projetos do Reino Unido, Bélgica e Egito, após concorrer com 86 propostas de mais de 50 países e organizações internacionais.

O estado nordestino foi o primeiro das Américas a incluir oficialmente a disciplina de Inteligência Artificial na grade curricular da educação básica. O feito já havia sido celebrado pela Unesco durante a Semana da Aprendizagem Digital, realizada em Paris no ano passado.

Foto: Ascom/Seduc

De acordo com a Unesco, o projeto piauiense é um exemplo de como as tecnologias podem ser usadas de forma ética e inclusiva na formação de jovens. A disciplina é obrigatória a partir do 9º ano do Ensino Fundamental e se estende por todo o Ensino Médio, com foco em temas como ética digital, pensamento computacional e cidadania tecnológica. As aulas combinam atividades presenciais e digitais, garantindo acesso à aprendizagem mesmo em regiões com infraestrutura limitada.

Atualmente, o “Piauí Inteligência Artificial” já atinge mais de 120 mil estudantes e capacitou mais de 800 professores em todo o estado. Em nota, o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) destacou que a indicação ao prêmio reforça o papel do Brasil – e especialmente do Piauí – como referência em inovação educacional e inclusão digital.

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