Inscrições para o Prouni do 2º semestre começam na próxima terça-feira (23)

Programa oferece mais de 243 mil bolsas de estudo para estudantes em todo o país.

As inscrições para o processo do 2º semestre do Programa Universidade para Todos (Prouni) começam na próxima terça-feira, dia 23 de julho, e vão até o dia 26 de julho, conforme edital divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). Serão ofertadas mais de 243 mil bolsas de estudo nesta edição do programa, que contempla tanto bolsas integrais quanto parciais.

Os candidatos devem se inscrever pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, de forma gratuita. Os resultados com os pré-selecionados serão divulgados em duas chamadas: a primeira no dia 31 de julho e a segunda no dia 20 de agosto. Aqueles que não forem selecionados em nenhuma das chamadas podem manifestar interesse em participar da lista de espera nos dias 9 e 10 de setembro, sendo que a lista será disponibilizada no dia 13 de setembro no Sistema do Prouni (Sisprouni).

Foto: Reprodução/ Agência Brasil
Programa Universidade para Todos (Prouni).

Para concorrer às bolsas, o estudante deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2022 ou 2023, alcançando no mínimo 450 pontos na média das cinco provas e nota acima de zero na redação. Além disso, é necessário que a renda familiar per capita não ultrapasse um salário mínimo e meio para as bolsas integrais, e até três salários mínimos para as bolsas parciais, que cobrem 50% dos custos no ensino superior.

O MEC deve publicar ainda nesta quinta-feira (18) informações detalhadas sobre a oferta de bolsas, incluindo local, cursos, turnos e instituições participantes, na página do Prouni na internet. Para se inscrever, é necessário ter cadastro no Login Único do governo federal e criar uma conta no portal gov.br. Caso o interessado já possua cadastro, basta realizar o login com o CPF e a senha.

Desde sua criação em 2004, o Prouni oferece bolsas de estudo integrais ou parciais em cursos de graduação e de formação específica em instituições de educação superior privadas, com o objetivo de atender estudantes sem diploma de nível superior.

Leia também