Vírus desvia transações de PIX para quadrilhas; confira os cuidados necessários
O novo golpe altera o código de barras dos boletos, mandando o dinheiro para quadrilhas virtuais.
O número de golpes e fraudes associados ao PIX tem crescido no país, conforme apontam especialistas. Esses ataques ocorrem de várias formas. Recentemente, um novo golpe tem vitimado usuários do serviço PIX, com quadrilhas virtuais desviando transações através da modificação dos códigos de barras em boletos.
Em uma entrevista ao Correio Piauiense, o perito digital Raimundo Neto explicou que o vírus geralmente é introduzido nos dispositivos por meio de anúncios.
"Ao clicar nesses anúncios, um vírus é instalado no seu computador, e no momento do pagamento via PIX, o vírus altera o código de pagamento para outro beneficiário. Em vez de pagar à empresa ou pessoa física correta, você acaba pagando à quadrilha", alertou Neto.
Para se proteger contra essa ameaça, Neto enfatizou a importância de usar métodos seguros. Ele recomendou verificar cuidadosamente as informações do vendedor, observar as notas e, ao perceber qualquer inconsistência, interromper a transação.
O perito também destacou a necessidade de utilizar antivírus como medida de proteção contra malwares em dispositivos como computadores e celulares, sendo "a única forma de barrar" possíveis invasões.
Dados
Um levantamento recente realizado pela ACI WorldWide, por exemplo, indicou que o Brasil é o segundo país com mais transações em tempo real do mundo. Apenas em 2022, foram registradas 29,2 bilhões de transações no país, o que equivale a 15% do total global de 195 bilhões de transações.