Receita Federal apreende mais de R$ 5 milhões em produtos ilegais em Teresina

Durante a ação,  10 lojas foram alvo de mandados de busca e apreensão.

Nessa quinta-feira (10), uma operação minuciosa conduzida pela Receita Federal revelou um significativo golpe contra a pirataria e o contrabando. Estabelecimentos comerciais na cidade de Teresina se tornaram alvo dessa ação determinada, que resultou na apreensão de mais de R$ 5 milhões em produtos ilegais. A divulgação dos resultados ocorreu na manhã desta sexta-feira (11). 

Ao todo, 10 lojas foram alvo de mandados de busca e apreensão. A operação contou com oito caminhões.

A ação permitiu a identificação e apreensão de uma impressionante variedade de produtos pirateados e contrabandeados, abrangendo desde itens eletrônicos, brinquedos sem o selo do Inmetro e produtos de vestuário até produtos lícitos.

“Algumas dessas mercadorias não poderão ser direcionadas para bazares beneficentes ou doações, uma vez que podem representar riscos à saúde das pessoas. No entanto, aquelas que passarem por uma avaliação técnica poderão ser reaproveitadas”, disse o delegado da Receita Federal, André Santos.

O delegado afirmou ainda que essas mercadorias apreendidas, caso não sejam passíveis de caracterização, serão destruídas. “Essas mercadorias não podem ser mais internalizadas no comércio, e todos esses produtos, por não serem passíveis de caracterização, serão destruídas. São destinações que não podem ser aproveitadas de forma direta através de leilão e doação”, disse o delegado da Receita Federal, André Santos.

Após a conclusão da operação realizada pela Receita Federal, os empresários envolvidos foram oficialmente notificados. A partir deste ponto, a responsabilidade pela condução das investigações foi transferida para a equipe da Polícia Civil (PC-PI).

"A ideia é retirar de circulação todos os produtos que são falsificados e que não representam a verdadeira marca. Devemos combater o contrabando de mercadorias em território nacional”, finalizou. 

Leia também