Produção de soja impulsiona o PIB do Piauí, alcançando R$ 64,028 bilhões
O estado apresentou o quarto maior crescimento de Produto Interno Bruto no país.
Na manhã desta sexta-feira (17), a Secretaria de Planejamento (Seplan) divulgou os dados do Produto Interno Bruto (PIB) de 2021 no Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI). Os números alcançaram R$ 64,028 bilhões, refletindo um aumento de 13,5% em relação a 2020.
Segundo o secretário Washington Bonfim, o Piauí tem o quarto maior crescimento de PIB no Brasil, e a agropecuária, mais especificamente a produção de soja, tem ganhado destaque. “A soja tem uma participação importante nesse crescimento, juntamente com o setor das energias renováveis. Isso tem elevado a participação do setor agropecuário no PIB total, impulsionando também o crescimento do PIB industrial”, comentou.
O secretário também destaca os esforços do governo em atrair investimentos de outros estados, como Mato Grosso e Goiás, “buscando trazer empresas para aumentar a participação da indústria ligada à soja e promover o beneficiamento da soja no território piauiense. Por enquanto, a soja é um elemento importante, mas é mais exportada do que beneficiada aqui”.
Investimento Externo
O governador Rafael Fonteles viajará mais uma vez para Bruxelas, o principal centro econômico da Bélgica, em busca de novos investimentos, explicou Bonfim. “O governador está indo para Bruxelas para anunciar investimentos na área do hidrogênio verde. Em dezembro, o governo deve concluir a primeira etapa do porto de Luís Correia. Nossa expectativa é que esses números continuem crescendo”, concluiu.
Outros setores de destaque na composição do PIB foram a construção civil, comércio e o setor público. Alguns setores, como o de serviços, perderam pontos percentuais no agregado.