Procon alerta para cuidados durante a Black Friday; confira

A menos de 10 dias da data, os descontos já começam a aparecer, mas é importante estar preparado.

No próximo dia 24, acontece a Black Friday, data que inaugura as compras natalinas. Durante a primeira metade do mês de novembro, as promoções já começaram a aparecer, mas é preciso ficar atento para não sair lesado nas compras.

De acordo com o coordenador do Procon Teresina, Bráulio Melo, é importante ter noção dos preços antes da Black Friday, para não cair em promoções falsas. “O consumidor não deve se deixar levar por impulsos na hora de ir às compras. Fazer uma lista de desejos, definir orçamento e ficar de olho em cupons de desconto ajudará a economizar, lembrando que se for comprar adquirir somente aquilo que realmente necessita para não se endividar”, orientou.

Foto: Divulgação / Centro de Teresina
Lojas do Centro de Teresina. 

Compras online

Nas compras online, o coordenador afirma que algumas iniciativas podem evitar prejuízos nas compras, como observar se o site da empresa possui conexões seguras para proteção de seus dados. “É importante observar se o endereço eletrônico começa com HTTPS, além disso, se a página contém cadeado ativo no canto esquerdo da barra de endereço do navegador”, alertou.

Algumas outras dicas de segurança do consumidor são: não realizar compras por dispositivos alheios ou redes wi-fi públicas, desconfiar de preços muito abaixo do preço, verificar se o vendedor realiza vendas somente via débito, Pix ou depósito bancário, salvar os registros das compras.

O Procon também adverte que, de acordo com o artigo 49.º do Código de Defesa do Consumidor (CDC), cada cliente tem até uma semana para desistir de compras feitas por internet, por telefone, dentre outras.

Em caso de direitos violados em compras, o consumidor pode contactar as unidades do Procon Teresina, localizadas na Rua Manoel Nogueira Lima, bairro Jóquei, e a filial Sul, na Rua Doutor Otto Tito, no bairro Redenção, além de a Delegacia Especializada de Crimes Contra a Ordem Tributária, Econômica e Contra as Relações de Consumo (DECCOTERC ).

Leia também