Prêmio Teresa Cristina é lançado em valorização das mulheres no trabalho
Em agosto, as empresas vencedoras receberão o prêmio nas festividades do aniversário da capital.
Empreendedorismo, equidade e liderança foram palavras-chave no lançamento do 4° Prêmio Teresa Cristina realizado nesta terça-feira (26), pela Prefeitura Municipal de Teresina. O evento foi promovido como um esforço para incentivar e reconhecer práticas empresariais e valorização das mulheres no mercado de trabalho formal.
O Prêmio Teresa Cristina tem como objetivo principal fomentar a igualdade de gênero, destacando empresas que adotam políticas e ações que promovem a equidade no ambiente profissional. Essas práticas são fundamentais para criar um ambiente de trabalho inclusivo, onde as mulheres tenham oportunidades iguais de crescimento e desenvolvimento.
A secretária de Políticas Públicas das Mulheres, Karla Berger, fala sobre a representatividade desse prêmio para as empreendedoras de Teresina.
“A ideia desse prêmio promover esse diálogo e, principalmente, incentivar as empresas a olhar mais para as suas mulheres e assim, que elas tenham mais condições de trabalho e que esse trabalho seja mais humanizado. Então estamos muito felizes por lançarmos hoje, oficialmente, para que as empresas que trabalhem a equidade de gênero possam participar e em Agosto nas festividades do aniversário de Teresina, elas serem premiadas”, explica a secretária.
A premiação é realizada anualmente, no mês da mulher, para incentivar boas práticas no mercado de trabalho e foi promovida, por meio da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC).
O secretário de Educação, Reinaldo Ximenes, prestigiou o evento representando o prefeito Doutor Pessoa (Republicanos), e destacou o papel crucial das mulheres no mercado de trabalho.
“Eu costumo dizer que a mulher consegue fazer várias coisas ao mesmo tempo, todas são fantásticas em tudo que fazem. Eu queria parabenizar a Prefeitura de Teresina e ao nosso prefeito que é tão sensível para as causas das mulheres. Vocês mulheres são excepcionais e não deixem nenhum homem, machista, autoridade ou que seja, apague o brilho que vocês têm”, afirma o secretário.
Laiane Leal, gerente Geral de Operações da G3 Telecom, destaca que na sua empresa a maior dos cargos de gestão são ocupados por mulheres.
“É sempre gratificante, quando a gente tem o reconhecimento feminino dentro de uma empresa. Hoje, a gente pode observar que dentro da G3, a maior quantidade dos gestores são mulheres, inclusive eu faço a gestão de três grupos, dentre eles dois são gestoras mulheres que fazem o desenvolvimento da parte externa, como também equipe do atendimento (SAC), predominantemente, feminino. As mulheres conseguem ter esse destaque de organização, delicadeza e atenção”, disse a gestora.