Mais de 27 mil famílias podem perder benefício da tarifa social de energia no PI

Atualização do NIS é necessária para manter descontos de até 65% na conta de luz.

No Piauí, cerca de 27 mil famílias estão em risco de perder o benefício da tarifa social de energia elétrica devido à falta de atualização do Número de Identificação Social (NIS). Este benefício, garantido por lei para famílias de baixa renda, oferece descontos de até 65% na conta de energia.

Para manter o benefício, os clientes com cadastros não atualizados há dois anos ou mais devem procurar o CRAS para regularizar a situação. Em Teresina, aproximadamente 5,7 mil famílias ainda não atualizaram o NIS, liderando o número de cadastros pendentes no estado. Parnaíba segue com 1,5 mil registros desatualizados e Picos com 790.

Foto: Divulgação/ Ascom
Cerca de 27 mil famílias podem perder benefício da tarifa social de energia no Piauí.

“Informamos os clientes sobre a necessidade de atualização através de selos nas faturas de energia. Mesmo assim, muitos não procuram o CRAS. Para mudar esse quadro, estamos trabalhando em conjunto com o governo e prefeituras municipais”, disse Patrícia Araújo, consultora de relacionamento da Equatorial Piauí.

O benefício da Tarifa Social pode ser aplicado mesmo que a fatura de energia não esteja no nome do beneficiário do NIS. O titular do NIS pode informar o número da conta contrato que deseja cadastrar, independentemente do nome na fatura.

Muitas famílias que têm direito ao benefício ainda não se cadastraram e estão perdendo a chance de reduzir suas contas de luz. Por isso, a distribuidora continua realizando busca ativa e diversas ações de atualização cadastral.

A Equatorial Piauí oferece várias formas para que os clientes possam solicitar o cadastro na Tarifa Social sem sair de casa. Os clientes podem usar a assistente virtual Clara, pelo WhatsApp no número (86) 3228-8200, ligar para o 0800 086 0800, ou acessar o site www.equatorialenergia.com.br.

Leia também