UBS Bela Vista é fechada por risco elétrico e falta de medicamentos em Teresina
Falhas na infraestrutura e segurança resultam na suspensão dos serviços de saúde.
A Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Bela Vista, na zona rural de Teresina, foi interditada nesta quarta-feira (31) após uma fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI). A decisão veio em resposta a problemas críticos de infraestrutura e segurança identificados na unidade.
Durante a fiscalização, foram encontradas condições inadequadas que colocam em risco a saúde e a segurança dos pacientes e dos profissionais de saúde. A unidade, por exemplo, apresenta uma parede energizada na sala do enfermeiro, criando um perigo de choque elétrico.
Além disso, a UBS está sem oferecer serviços de coleta de exames laboratoriais e prevenção contra câncer do colo de útero há mais de um ano e dois anos, respectivamente.
Outros problemas detectados incluem a ausência de lavatórios adequados para a higienização das mãos, falta de medicamentos e bebedouros, e aparelhos de climatização em mau estado.
A unidade também já havia sido interditada pelo Conselho Regional de Odontologia (CRO), e os serviços odontológicos estão suspensos há pelo menos sete meses.
As inspeções que levaram à interdição começaram em março deste ano, com visitas subsequentes em julho confirmando a continuidade das irregularidades.
Outro lado
A nossa equipe de reportagem procurou a Fundação Municipal de Saúde para obter esclarecimentos sobre a situação. Em nota, o órgão de saúde informou que os ajustes na Unidade Básica de Saúde estão em andamento e em breve serão concluídos.
Confira a nota na íntegra:
A Fundação Municipal de Saúde esclarece que os ajustes na Unidade Básica de Saúde Bela Vista Rural estão em andamento e em breve serão concluídos.