Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Sobe para três número de mortes por dengue confirmadas no Piauí

A morte mais recente foi de uma mulher de 31 anos, de Manoel Emídio.


A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) divulgou, na quinta-feira (05), que o número de mortes por dengue no Piauí, subiu para três casos. Os óbitos ocorreram no interior do estado.

De acordo com o órgão de saúde, o caso mais recente foi de uma mulher de 31 anos, que não teve seu nome revelado. A vítima morava na cidade de Manoel Emídio e morreu ainda em fevereiro, mas as causas da morte foram confirmadas na quarta-feira (03).

Foto: Reprodução/ InternetAedes aegypti.
Aedes aegypti.

A Sesapi comunica ainda que há outra morte suspeita devido à doença na cidade de Bom Jesus, ainda em investigação, pois não está registrada no sistema oficial Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).

Os outros casos de morte por dengue ocorreram em Bom Jesus, no Sul do Piauí, incluindo um homem de 51 anos, que tinha comorbidades, e um lavrador de 26 anos.

Sintomas e cuidados

Os sintomas que devem receber atenção especial, com a dengue, são febre alta (39°C a 40°C), com duração de dois a sete dias, dor retro-orbital (atrás dos olhos), dor de cabeça, dores no corpo, nas articulações, diarréia, náuseas e vômitos. Além disso, manchas vermelhas são também são fortes indicativos da doença.

As medidas de prevenção à proliferação e circulação do Aedes incluem limpeza e revisão das áreas internas e externas das residências e eliminação dos objetos com água parada são ações que impedem o mosquito de nascer, cortando o ciclo de vida na fase aquática. Além do uso de repelente, que também é recomendado para maior proteção individual contra o Aedes aegypti.

Comente