Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Procedimentos cirúrgicos no Hospital Getúlio Vargas aumentam 18% em 2023

Foram admitidos 10.404 pacientes no HGV, de janeiro a novembro.


O Hospital Getúlio Vargas (HGV) concluiu o ano com um crescimento significativo nos serviços prestados. Entre janeiro e novembro deste ano, foram admitidos 10.404 pacientes, enquanto 14.845 procedimentos cirúrgicos foram realizados nesse mesmo período, representando um aumento de 18,12% em comparação ao ano anterior.

As áreas com maior volume cirúrgico correspondem às demandas mais expressivas. Foram efetuados 3.432 procedimentos ortopédicos; 1.694 neurológicos; 1.670 cirurgias gerais; 1.434 oftalmológicos; 1.312 urológicos; 1.245 otorrinolaringológicos; 1.187 vasculares, enquanto outras áreas somaram 2.895 cirurgias.

Foto: Reprodução/ AscomHospital Getúlio Vargas (HGV) em Teresina.
Hospital Getúlio Vargas (HGV) em Teresina.

Além disso, houve resultados positivos com a introdução das Unidades de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Infarto Agudo do Miocárdio (IAM). A Unidade de AVC alcançou 92% de altas hospitalares desde junho de 2023 até novembro, segundo dados do Núcleo Integrador de Avaliação e Vigilância em Saúde (NIAVS).

O hospital também iniciou o atendimento domiciliar a pacientes que receberam alta, mas demandam cuidados contínuos em casa. A Ação integra o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), gerenciado pela Equipe Multidisciplinar de Atendimento Domiciliar (EMAD) do Ministério da Saúde.

A implantação desse serviço foi possível graças ao recebimento de um veículo adaptado para transporte de pacientes renais e da equipe do SAD. 

*Com informações do Governo do Piauí

Comente