Piauí Saúde Digital já alcança quase 1,5 milhão de piauienses e 131 municípios
Em 2023, a Sesapi implantou o programa de saúde digital no Piauí.
O Programa Piauí Saúde Digital já está disponível para quase 1,5 milhão de piauienses, de acordo com os dados divulgados nesta quinta-feira (18) pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi). A telessaúde já está presente em seis regiões de saúde, contemplando 131 municípios piauienses.
Esse modelo de atendimento surgiu em 2020, no auge da pandemia de Covid-19. Os brasileiros se acostumaram com a teleconsulta e o número de consultas à distância cresceu ao longo dos anos, até que, em 2023, a Sesapi implantou o programa de saúde digital no Piauí.
O acesso ao programa é simples: basta baixar o aplicativo Piauí Saúde Digital, cadastrar seus dados e acessar os serviços de consultas médicas 24 horas por dia, 7 dias por semana, na tela do celular, computador ou tablet.
Através do Piauí Saúde Digital, são ofertadas consultas com clínico geral, ginecologia, dermatologia, neurologia, psiquiatria, psicologia, cardiologia, endocrinologia, pediatria, nutricionista e ortopedia.
“O serviço de teleconsultas e telediagnósticos tem o objetivo de expandir e melhorar a rede de serviços de saúde, sobretudo da atenção primária, e sua interação com os demais níveis, fortalecendo as redes de atenção à saúde do SUS”, afirma o diretor da unidade de saúde digital da Sesapi, Gabriel Mauriz.
Até o final deste ano, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) vai implantar o Piauí Saúde Digital em todos os 222 municípios que pactuaram com o programa. Até o momento, já são 131 cidades oferecendo o serviço a 1.483.197 piauienses, disponível em 783 Unidades Básicas de Saúde.