Correio Piauiense

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Piauí recebe antídoto contra intoxicação por bebida adulterada

Estado recebeu 24 unidades do fomepizol, suficiente para três tratamentos completos.


O Piauí recebeu 24 unidades do antídoto fomepizol, medicamento usado no tratamento de intoxicações por metanol, substância tóxica que pode estar presente em bebidas alcoólicas adulteradas. O envio faz parte da distribuição nacional feita pelo Ministério da Saúde, que repassou os lotes aos estados e ao Distrito Federal na última quinta-feira (09).

O fomepizol é considerado o principal antídoto contra o metanol, e as 24 unidades enviadas ao estado equivalem a três doses completas do tratamento. Segundo o Ministério da Saúde, o objetivo é reforçar o estoque estratégico e garantir resposta rápida em casos suspeitos de intoxicação.

Foto: Reprodução/ SesapiAntídoto fomepizol.
Antídoto fomepizol.

Em todo o país, o Ministério recebeu 2,5 mil unidades do medicamento, sendo que 1.000 ampolas permanecerão armazenadas no estoque nacional para situações emergenciais.

No Piauí, a Secretaria de Saúde (Sesapi) informou que o medicamento será disponibilizado imediatamente após a confirmação do diagnóstico, conforme os protocolos do SUS. Equipes já estão preparadas para fazer o transporte rápido do antídoto, além de contar com etanol injetável, que também pode ser usado em alguns casos de envenenamento.

O metanol é um tipo de álcool altamente tóxico. A ingestão, mesmo em pequenas quantidades, pode causar cegueira, falência de órgãos e até a morte. Em geral, os casos estão relacionados ao consumo de bebidas produzidas ou vendidas ilegalmente, sem controle de qualidade.

Comente